O MERCADO LOCAL
No mercados cá da terra, os quais ocorrem semanalmente, nas sextas-feiras, é onde, e quando se encontram pessoas, as quais, não vemos, há por vezes, muito tempo.
A venda de produtos regionais ocorre agora, noutro local diferente, daquele onde durante muitos anos se realizaram estas transacções do comércio local.
ler mais
Os motivos que levaram os responsáveis pela direcção da junta de freguesia, a transferir o mercado da zona envolvente do castelo, para o Largo Nossa Senhora do Paço, inserem-se em recentes decisões, da edilidade da Junta de Freguesia, que rege os destinos, cá da Vila.
Na passada sexta-feira, talvez por cá se encontrarem, muitos dos nossos conterrâneos de férias, o movimento registado no largo, onde as bancas de venda são montadas, era notoriamente, mais movimentado. Por lá encontrámos muitos patrícios nossos conhecidos e amigos, de há muitas sextas-feiras, e de muitos anos, antes de serem criados os mercados semanais, de Barbacena. Mas, falemos então, do mercado: por entre algumas bancadas de vendedores de pronto a vestir, destacavam-se os saborosos produtos regionais, como os afamados queijos curados, alentejanos, os enchidos, as volumosas e frescas melancias e melões, e ainda, a fazer despertar memórias gustativas, a famosa ameixa, Rainha-cláudia, que antigamente, por cá, se chamava, ameixa de Elvas.
Ainda bem, que alguém se lembrou de implementar um mercado semanal, por cá, porque, é ali, que por vezes, nos confrontamos, com pessoas, e alguns produtos, que só muito raramente, temos o privilégio de encontrar.
Barbacena, 28 de Agosto de 2018PÁGINA INICIAL
Sem comentários:
Enviar um comentário