A CHEGADA DA “CAMINETE” DAS TRÊS
Partia de Elvas, e depois de escalar a Calçadinha, Menino de Ouro, Ramal de Vila Boim e Vila Fernando, chegava a Barbacena, por volta das três horas da tarde; por isso, era conhecida, pela «Caminete das três».
ler mais
Para além dos jornais, que tinham sido editados em Lisboa, quase quarenta e oito horas antes, e que eram recolhidos, pelo agente na Vila, o saudoso Manuel Carretas Maneta, trazia também este meio de transporte tão utilitário para as pessoas dos meios pequenos, algumas encomendas, e sobretudo trazia pessoas de outras paragens, que vindas de Elvas ou de Espanha, e aproveitando os breves minutos, que o Sr. Joaquim, o condutor da camioneta fazia como escala técnica, ali, em Barbacena, trocavam connosco, impressões sobre a Vila, os seus usos e costumes, falando-nos também das suas terras, algumas das quais, situadas ali no nosso distrito.
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, eram os dias que religiosamente, os disponíveis das actividades laborais, que àquela hora, por ela esperavam, ali mesmo em frente à Fonte Nova, junto á porta da “ti” Favorita, quando o relógio da Torre da Senhora do Paço, batia no seu timbre bem sonoro, as três da tarde.
Setúbal, 22 de Junho de 2018
Fotos, do autor e colhidas na net.
PÁGINA INICIAL
Sem comentários:
Enviar um comentário