oooo

 SE NADA MAIS SOUBERES AO MENOS
CONHECE A HISTÓRIA DA TUA TERRA


Rimando com as Profissões Alentejanas


RIMANDO COM AS PROFISSÕES ALENTEJANAS

Já faz algum tempo, que um alentejano de Barbacena,chamado José Martelo, e que apesar de como muitos que eu conheço, ter feito uma vida de andarilho, longe da terra que não esquece, se lembrou, de nos brindar com estes lindos versos, alusivos ás variadas profissões alentejanas, algumas das quais, já caídas em desuso; hoje, fui encontrar no meu acervo esta linda obra de arte, e não resisti em publicá-la;







Ora tomem lá:

Fui ferrador em Sousel
Ceifeiro na Amareleja
Abegão ao pé de Beja
E mineiro em Aljustrel

Eguariço em Alter do Chão
Carreiro em Vila Viçosa
Albardeiro em Flor da Rosa,
Maioral em Baleizão

Porqueiro em Campo Maior
Em Cuba guarda de herdades
Ganhão em Vila de Frades
Corta rama em Montemor

Em Évora fui feitor,
Seareiro na Vidigueira
Tosquiador em Fronteira
Em Castro Verde pastor

Roupeiro no Alandroal
Em Borba fui tractorista
Em Elvas contrabandista
Manageiro em Ervedal

No Redondo, fui oleiro
Em Serpa fui capador
Em Estremoz fui vedor
Em Portalegre cesteiro

Tive tanta profissão
Mas não estou realizado
Por nunca ter alcançado
A melhor delas: patrão.

(Versos de José Manuel Fanico Martelo.)




Sem comentários:

Enviar um comentário