oooo

 SE NADA MAIS SOUBERES AO MENOS
CONHECE A HISTÓRIA DA TUA TERRA


Triste Memória


TRISTE MEMÓRIA

Muito, dele se tem falado, em especial nos últimos quarenta e cinco anos, que são quantos já passaram, após a sua desactivação, como presidio militar; refiro-me, ao famigerado e tristemente célebre Forte da Graça, mais conhecido através do País, e do Mundo, pela designação, de Forte de Elvas.
Muitas pessoas, se têm encarregado de contar a história daquele antro penitenciário, onde a pretexto de se executar justiça e disciplina, também ali, eram praticados, os antónimos destes dois vocábulos.

Também eu, por várias vezes, trouxe aqui, a esta página, publicações, relacionadas com o Forte da Graça; contudo, hoje, apenas quero dar-vos conta de que me foi enviada por um amigo, a partir de Barbacena, uma cópia de um velho poema, quiçá escrito, por um dos infelizes militares, que durante a vigência do chamado Estado Novo, ali expiou a sua pena, e que está exposto, para quem o queira ler, numa barbearia, situada na Rua de Alcamim, em Elvas. Como muitos dos poemas escritos ao longo dos anos, pelos presos do Forte, também este recebeu o título de "A Barrilada", designação utilizada, para designar o aviltante cortejo de presos que de barril ao ombro, carregavam morro acima, a água necessária, para o consumo no forte.

Embora, suspeite que esta versão poética, não seja a mesma, que durante os escassos meses em que eu próprio cumpri parte do meu serviço militar naquela cidade da raia, se ouvia lá nas tabernas da velha cidade, cantada por militares, vou aqui publicá-la, por pedido desse meu amigo, e em homenagem a esses injustiçados (nem todos), homens, meus contemporâneos.

Eis então;


Ainda mal o sol, despontava, ao longe,
Já de um buraco escuro, sujo e vil
Saíam andrajosos, parecendo monges,
Preparados, para a faina do barril.

Lá vão todos, pela estrada fora,
E ao ver,o romper da bela aurora,
E a manhã que nasce cedo e fria,
Lá vão, tendo no peito a ansiedade,
E o amor da pura liberdade,
Essa, que eles perderam um dia.

O cansaço que cada corpo encerra,
E o violento bater do coração,
Parece desaparecer, ao fim da Serra,
Ao avistarem a Porta do Dragão.

Mas, depois, chega a amargura,
Ao avistar-se o Forte, lá no combro,
De um cabo, uma voz rebelde e dura,
Ordena, que o barril, nos pise o ombro.

Ao ombro..!! Diz uma voz torturante,
Que se ouve a cada instante
Mal se pousa o barril, para descansar,
Ao ombro..!! Prá frente, não curvados..!!

Com os seus rostos suados
E no peito, um mau arfar.
Após chegar ao Forte, a barrilada,
Toda a gente, descansa, um bocadinho
No seu rosto, há uma cor bronzeada,
E nela existe apenas, um sorrizinho.

Adeus, maldito Forte da Graça,
Aonde, a maior desgraça,
Lá viveu, sempre comigo,
Adeus rapazes amigos,
Espero que a vossa boca,
Diga alegre e como louca,
Um adeus, como eu, lhe digo.

(Autor desconhecido)





PÁGINA INICIAL
---------- Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Enviar um comentário